Quantas vezes você me escutou dizer o termo “funil” em estratégias de marketing? Imagino que seja muitas vezes, se você é uma pessoa que gosta muito de ler, aprender e se capacitar, como eu, em temas de marketing digital para elevar meu negócio ao próximo nível.
É por isso que desta vez decidi fazer um manual muito prático sobre os 3 tipos de funis que os nossos hóspedes passam antes, durante e depois de se hospedar conosco e darei muito ênfase no terceiro funil, que com o passar do tempo e muita preparação sei que é importantíssimo entender e colocar muita atenção e esforço na mesma.
Começamos?
De forma sucinta explicarei os primeiros 2 funis para que possamos entrar no último que é o que eu gostaria que enfoques no momento, pois quando você entenda a importância deste, começarás a reduzir a conversão de publicidade e aumentarás seu tíquete médio.
FUNIL 1: ANTES DO SEU HÓSPEDE CHEGAR
O funil número 1 dentro da hotelaria digital é quando a pessoa está procurando informação de nosso hotel ou pousada e vira hóspede de primeira compra. Porque essa pessoa está no funil número 1? Porque essa pessoa ainda não conhece você e seu serviço.
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Neste funil é como se fosse um shopping né? As pessoas estão passando pela porta do shopping. Então, a internet é um shopping, você sempre vai ter nicho que vai querer comprar de você, só que para que você tenha assertividade, e você tenha público ideal dentro do seu hotel, você primeiro tem que conhecer o seu público ideal e seu nicho.
Uma vez que você conhece o seu nicho, você vai construir a buyer persona, que é o hóspede ideal que você vai ter, no qual você vai conseguir saber o que seu hóspede faz, onde ele fica, como ele chegou até você, em quais redes sociais ela está, onde ele se encontra na web, que grupos ele interage, qué música ele escuta, quais são seus hábitos de consumo, etc.
Tudo isso é muito importante para você entender a estratégia que vai ter no funil 1 para trazer esse público para seu hotel ou pousada e como pode gerar a maior quantidade de reservas diretas possíveis evitando pagar quantidades absurdas de comissão para as OTAs.
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FUNIL 2: DURANTE A ESTADIA DE SEU HÓSPEDE
Vamos criar o famoso funil 2. Esse aqui é durante a estadia do hóspede, vai desde que a pessoa faz o check-in / check-in online, até quando você faz upsell e vende alguns passeios para essa pessoa aumentando o tíquete médio, que é o valor que a pessoa paga ao começo. Como nós vamos aumentar esse tíquete médio? Sabendo quais são os interesses dessa pessoa e o que essa pessoa quer fazer durante a estadia dela.
Então durante o funil número 2 a gente cria um relacionamento onde vai fazer check-in, ou upsell / downsell, ou vamos vender passeios, tours e experiências, esse é o objetivo desse funil.
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FUNIL 3: DEPOIS DE SEU HÓSPEDE IR EMBORA
O funil 3, que é o funil que eu vou aprofundar hoje, é o funil mais importante que você pode ter no seu negócio, porquê? Porque é a retenção dos seus hóspedes, é a repetição da estadia, é a evangelização da sua marca.
São 3 conceitos que você tem que começar a aprender e nos quais tem que começar a trabalhar para que possam dar para você o retorno que já está procurando por muito tempo.
Aqui deixo para você 7 dicas maravilhosas de como criar esse funil de uma forma mais assertiva e com certeza você vai ver os resultados.
1) CRIA UM PROGRAMA DE FIDELIDADE
O modelo de fidelização vem sendo aplicado pelo Uber, Airbnb e a maioria das grandes organizações mundiais. Os estabelecimentos que entendem a importância de reter e fidelizar seus hóspedes são os que optam por implementar uma estratégia voltada especificamente para a fidelização deles.
Segundo estudo da Bain & Company, a probabilidade de vender novamente para um cliente é de 60 a 70%, enquanto que vender para um novo cliente é de apenas 5 a 20%.
Se você quer entender como alguns hotéis, pousadas e hostels aplicam essa metodologia, acompanha aqui que desvendamos alguns segredos dos nossos clientes. Ao final ainda contaremos dois casos reais para você entender!
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O QUE É UM PROGRAMA DE FIDELIDADE?
Embora as especificidades de cada programa possam ser diferentes, a premissa permanece a mesma: um programa de fidelidade é um sistema de marketing instituído por uma empresa que recompensa o comportamento de compra, aumentando assim o desejo do cliente de permanecer fiel à empresa. O programa pode ser estruturado para fidelizar o atual cliente ou para pedir indicações de amigos e conhecidos. Um programa de fidelidade pode oferecer conveniência, crédito, prêmios ou qualquer outro benefício que atraia a lealdade de um cliente.
Naturalmente, como todos os outros esforços de marketing, um programa de fidelidade bem elaborado requer recursos que atualmente podem ser alocados para outros empreendimentos. Se você ainda não implementou um programa de fidelidade em sua estratégia de marketing ou não tem certeza sobre sua eficácia, considere as seguintes três razões pelas quais um programa de fidelidade pode ser uma opção que vale a pena para você.
Fique ligado no post de semana que vem para ver a continuação desta aula maravilhosa!
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