Pular para o conteúdo principal

FUNIL 3 - COMO FIDELIZAR SEU HOSPEDE PARTE 2

Confira a primeira parte deste post.


Quais os benefícios de um programa de fidelidade?

*Aumentar reservas diretas.

Se você passou sua vida inteira pensando como aumentar as reservas diretas, pronto essa pode ser a solução para você! Não espere seu antigo hóspede voltar para o Booking, continue interagindo com ele e faça ele reservar diretamente com você.

*Programa de fidelidade é mais barato que você imagina! 

É muito mais fácil e menos custoso criar um programa onde as pessoas voltem recorrentemente ou que indiquem do que uma campanha para adquirir novos hóspedes. Você pode fazer essa ação por whatsapp, instagram ou e-mail.

*Aumenta a satisfação dos seus hóspedes e os reviews!

Sem dúvidas qualquer pessoa gosta de ter o melhor atendimento e ter benefícios. Essa pessoa irá ser o promotor da sua marca. Todos amigos e seguidores das redes sociais irão saber que você é o hotel favorito dele!


Quer ter mais vendas diretas? Clique aqui!


2) FIDELIZE E FALA COM QUE OS SEUS HÓSPEDES EVANGELIZEM SUA MARCA (INDICAÇÃO)

Fidelizar é quando o cliente que já consumiu, volta a comprar e consumir novamente. Já indicação é quando um cliente envia para um conhecido ou amigo um cupom de benefícios para ele gastar na empresa que promove a campanha de fidelidade. Uma estratégia comum dentro dos programas de fidelidade é pedir a indicação de um amigo em troca de benefícios. Vender para uma pessoa indicada é 7 vezes mais fácil que vender para um desconhecido, portanto tenha essa estratégia em mente!

Quem nunca viu o AirBnB dando “bônus” por cada amigo que você indicou e que fez uma reserva nova?


3) CRIE O HÁBITO DE INTERAGIR COM O SEU HÓSPEDE

Esse é o momento crítico em um processo de fidelizar o cliente. Muitas empresas e hotéis falham na comunicação e não conseguem atender seus clientes da melhor maneira. Um erro repetido por diversos hotéis é não ter uma estratégia para nutrir o cliente fidelizado. Nutrir, no mundo de marketing digital, é você fornecer conteúdo de relevância. Conteúdos podem ser feitos em redes sociais, sites e até whatsapp.

Você precisa criar conteúdo que interesse a seus futuros hóspedes e até aos antigos. Após o check-out, de posse dos dados dos hóspedes, você precisa construir um relacionamento com o seu cliente fidelizado, só assim ele irá lembrar de você e será o promotor da sua marca. Convide eles para participarem das suas redes sociais e não esquecerem de você! Envie e-mail com informações da cidade, novidades e promoções.


Quer mais dicas sobre redes sociais? Visite também nosso instagram!


4) DISTRIBUA BENEFÍCIOS

Todo hóspede precisa sair do seu estabelecimento sabendo que ganhou algum benefício a partir do momento que entrou para o programa de fidelidade! O benefício vai ser de acordo com o que você quer oferecer! Ele pode ganhar um transfer de graça, alguma cortesia para um passeio ou evento, pode receber um cupom de desconto na reserva direta, um late check-out ou qualquer outro brinde que você possa oferecer. Incentive ele a compartilhar os benefícios com os amigos, assim o crescimento do seu programa será viral!


5) CRIE UMA REDE DE PARCEIROS

Quanto maior a sua rede, maior o seu programa e maior o número de pessoas que vão se interessar. Os parceiros podem ser com comércios ao redor ou até com outra hospedagem em outra região. A rede é o passo mais difícil para escalar seu programa, mas com ele funcionando, seu programa será falado pelos quatro cantos do Brasil! Planeje a melhor experiência para seu programa, consiga parceiros que gerem valor.


Clique aqui para mais dicas poderosas!


6) AUTOMATIZE  E GERENCIE O PROCESSO

A maneira mais fácil de gerenciar um processo tão grande é de maneira automática. Um programa de fidelidade das grandes empresas funciona com códigos e benefícios para quem indica e quem é indicado. Ao final, precisa saber onde cada código está passando. Este último passo é o mais complicado e recomendamos o uso de plataformas especializadas para tal. Lembre-se, é importante que o processo seja gerenciado. Só assim será possível medir os resultados do programa.


7) CONHEÇA E SEGMENTE SEUS HÓSPEDES

Um de nossos clientes costuma trabalhar campanhas por e-mail. Elas são bastante efetivas se feitas corretamente. Faça teste e otimize para tirar o melhor proveito delas. Ele segmenta, por exemplo, seus hóspedes que vieram para um evento na cidade e gostam de música. Cria essa lista e envia o calendário de show do mês. Outro exemplo, ele segmenta os hóspedes que gostam de trilha e cachoeira, envia um informativo falando de todas as trilhas e cachoeiras para a galera voltar e aproveitar para visitar o máximo possível. Após a pessoa clicar para ler o e-mail ela recebe um cupom de desconto na reserva direta. Ele usa uma plataforma para automatizar esses e-mails.

Ele contou também que aproveita para segmentar listas de pessoas que moram nos estados mais próximos e envia cupom de desconto para um feriado. Muitos dos seus hóspedes costumam visitar a cidade no final de semana ou no feriado, e adoram receber uma atenção especial.

Outro cliente nosso que trata os hóspedes fidelizados como os NINJAS. Utiliza como mix de benefícios: o transfer do aeroporto, o locker de graça no parceiro da praia, drinks e até upgrade de quarto! Os “ninjas” além de usar o benefício próprio, são pessoas que entregam para um amigo um cupom de desconto ou contam da sua ótima experiência para todos ao seu redor. Ele possui uma taxa de mais de 10% de clientes argentinos fidelizados. Além da boa experiência do hóspede na casa, ele foca na comunicação. Tanto por e-mail quanto pelo whatsapp e redes sociais.


8) MANTENHA A COMUNICAÇÃO COM O SEU HÓSPEDE ANTES DELE CHEGAR

Ter uma comunicação com o seu hóspede antes dele chegar te permitirá, não só conhecê-lo, como também saber o que gostariam de fazer durante a sua estadia, e claro, te dará a oportunidade de oferecer todos os serviços que você tem disponível antes que qualquer outra pessoa o faça. Devemos entender que a persona que está quase viajando terá muitas atividades planejadas e que os fará de qualquer forma, contigo ou com outra pessoa que ofereça esse serviço que talvez você possa ter oferecido.

Isso é muito fácil de fazer quando você pode oferecer check-in online, o qual te ajudará a facilitar o processo, otimizar o tempo, manter a comunicação com o seu hóspede antes da chegada dele e sobretudo saber o que poderás oferecer para aumentar o seu tíquete médio.

Agora você entende a importância do ênfase no funil 3 e de que forma fazê-lo? Colocando a maioria dos seus esforços neste funil você poderá passar para o outro nível de faturamento.


Veja nosso vídeo onde te explicamos também de forma visual os 3 funis e a importância de cada um deles.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 Ferramentas Gratuitas para Aumentar suas Reservas Diretas

Fazer marketing para hotelaria é um processo que consome muito tempo! Encontrar as ferramentas de marketing certas pode fazer uma grande diferença no desempenho da sua equipe. Existem muitas atividades a serem priorizadas e canais a serem gerenciados. Abaixo estão as 5 ferramentas eficazes de marketing para hotelaria, incluindo análise de sites, mídias sociais e muito mais, que ajudarão qualquer profissional de marketing hoteleiro a permanecer no topo do jogo de marketing. Google My Business O Google My Business é essencial para empreendedores que querem aparecer e melhorar sua visibilidade online. Essa ferramenta é essencial para que você apareça no Google Maps e fique em destaque nas buscas do Google. Uma caixa enorme irá aparecer na página de busca do Google com todas as informações do seu negócio – telefone, endereço, horário de funcionamento e até o seu website (Veja a figura abaixo). Portanto, imagina agora se alguém buscar pelo seu hotel e você aparecer em destaque na frente do

DICAS NECESSÁRIAS PARA CRESCER O PERFIL DO SEU HOTEL OU POUSADA NO INSTAGRAM, WHATSAPP E FACEBOOK!

DICAS NECESSÁRIAS PARA CRESCER O PERFIL DO SEU HOTEL OU POUSADA NO INSTAGRAM, WHATSAPP E FACEBOOK! Quer ter uma aula completa de Instagram + WhatsApp para Hotéis e Pousadas? Participe do nosso aulão gratuito no dia 09.12!  CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE!  Antes de iniciarmos as dicas, você já parou para pensar em como funciona o algoritmo do Instagram? E como isso pode beneficiar ou não o perfil do seu Hotel ou Pousada? Como funciona o algoritmo do Instagram? 🤔⠀ ⠀ 1. Temporalidade ⏱️⠀ Conteúdo novo e recente é cada vez mais o que usam e o que os seguidores querem ver.⠀ ⠀ 2. Engajamento 📈⠀ A chance de posts com muitas curtidas e, principalmente, comentários, serem exibidos para mais usuários é maior, principalmente posts que recebem muito engajamento nos primeiros instantes de sua postagem.⠀ ⠀ 3. Relacionamentos 🗣️👥⠀ Você já deve ter percebido que os posts de amigos mais próximos ou de suas marcas preferidas sempre aparecem logo que você abre o aplicativo, percebeu isso?⠀ ⠀ Então, o

Como Você Pode Ter Mais Vendas Assertivas no seu Hotel e Pousada!

Então, hoje vamos falar de como nós podemos gerar lucratividade, como gerar oxigênio para o nosso negócio. Lembrando que vendas são o oxigênio do nosso negócio, se você não aponta a sua máquina em relação às vendas, é provável que o seu negócio não seja saudável, então o que você vai fazer hoje? Você vai aprender a vender! Marketing de relacionamento, porque eu estou fazendo marketing de relacionamento com vocês? Porque eu vejo que todos os hotéis que querem vender na primeira compra, venda de primeira vez, isso não funciona na hotelaria. As pessoas querem mais informação, as pessoas querem se relacionar com a experiência, as pessoas querem entenderam o que elas vão comprar. Lembrando que muitos hotéis, muitas pousadas, que estão aqui tem um tíquete médio de R$ 1000-1200 e para você ter um tíquete de R$ 1200, pessoal, é muito importante entender que a pessoa precisa pesquisar, precisa entender o que está comprando, por isso que a gente aplica esse marketing de relacionamento que funcio